quarta-feira, 24 de abril de 2013

Histórico



A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Ivo Corseuil  recebeu  este nome  em homenagem  ao ilustre professor  Ivo Affonso Corseuil que era natural de Porto Alegre, sendo que sua família era de origem francesa.  O referido professor, dedicou sua vida ao magistério e juntamente com sua esposa fundou uma escola que inicialmente recebeu o nome dela, era o Colégio Cecília  Corseuil Du Pasquier, que  funcionou  desde então em um prédio na Rua Marechal Floriano, nº 125.
   O trabalho desenvolvido pelo professor Ivo Affonso Corseuil em prol da educação foi  de grande relevância, tanto que o decreto nº 67  de cinco de abril do ano de 1939,  instituiu que a Rua Jacob Butelli  localizada  no Bairro Petrópolis em Porto Alegre, passasse a partir de então, a ser denominada Rua Professor Ivo Corseuil pela importante contribuição deste professor para a educação.
A partir de dezembro de 1967 ocorreu a mudança da escola para o atual endereço. A escadaria localizada na Rua Visconde Duprat ao lado do nº 195 era o principal acesso a escola, que era cercada por grande vegetação.
A referida escadaria ainda é muito utilizada nos dias atuais por boa parte dos alunos e professores devido a sua localização proporcionando acesso fácil e rápido a escola.
Outra possibilidade de acesso a escola, criada a época pela comunidade, iniciava na Rua Ivo Corseuil, até  a atual “Avenida Nações” também muito utilizada atualmente  por parte dos estudantes, professores e funcionários da escola.
A escola Professor Ivo Corseuil orgulha-se de sua historia, tem prazer em atender sua comunidade e arredores, preocupa-se em garantir um ensino de qualidade em um ambiente de convívio saudável, desenvolvendo boas práticas educacionais e projetos que qualificam a aprendizagem dos estudantes, tornando-os mais críticos diante das situações cotidianas.

 Revisado pela Professora Joice Gomes dos Santos


Hino da Escola Estadual Professor Ivo Corseuil

 (Autora Professora Adélia de O Iglesias)

 “ Não há Escola Pequena
   Todas são grandes na sua missão
   Porém, há uma maior
   É o “Ivo” no meu coração
  
   Nossos risos... Teus gorjeios
   Passarada sobre anil...
   Nossas vidas, tu transformas
   ­­­­Em luzeiros do Porvir!”